As Forças de Defesa e Segurança (FDS) e a forças aliada do Ruanda continuam a perseguir, norte do rio Messalo os terroristas que na semana passada protagonizaram ataques sucessivos contra as aldeias de Dotuè e Chimbanga, no distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado.
Informações disponíveis indicam que na sequência da perseguição, já houve um confronto directo, onde os terroristas se puseram em debandada, abandonando alguns bens roubados nas residências da população.
Os bens recuperados já foram devolvidos aos legítimos proprietários.
“No dia 3 houve um ataque terrorista a aldeia de Dotuè e Chimbanga, então nestas duas comunidades foram retirados bens da população. No dia 6 as Forças perseguiram os terroristas e conseguiram chegar ao esconderijo onde tinha guardado esses pertences e trouxeram e nos entregaram. Nós pegamos esses pertences, na companhia deles, fomos até as comunidades para devolvermos aos legítimos donos. Os terroristas puseram-se em fuga e outro grupo foi se meter numa mata, numa aldeia costeira. Chegados aí, invadiram três barracas, roubaram produtos e uma embarcação a vela. Carregaram e rumaram em direcção ao rio Messalo. Levaram 3 jovens que depois voltaram com a embarcação para a aldeia “ disse Sérgio Domingos Cipriano, administrador do distrito de Mocímboa da Praia.
Acrescentou que nas duas comunidades já foi reposta a ordem e tranquilidade públicas e as famílias já retomaram as suas tradicionais actividades de rotina.
(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.