Elefantes atacam e matam uma mulher grávida na zona de Tenga, no distrito da Moamba, província de Maputo.
Trata-se de uma caso que ocorreu nas primeiras horas deste sábado, na altura em que a mulher grávida, na companhia de uma jovem de 18 anos de idade, saía de casa em busca de lenha, algures nas matas da região.
No percurso da busca de combustível lenhoso, a mulher grávida e a jovem, depararam-se com uma manada de três elefantes, que sem contemplações atacaram as vítimas.
No ataque, a mulher grávida foi pisoteada pelos paquidermes, acção que resultou em parto forçado naquele momento.
Na altura, a jovem de 18 anos conseguiu escapulir-se em busca de ajuda na zona residencial, após ser gravemente ferida pelos elefantes.
O corpo da mulher foi encontrado com ferimentos graves no local da agressão pelo esposo da vítima, com o recém-nascido, ainda em vida.
Por força da agressão dos elefantes, o recém-nascido, veio a perder a vida quando era transportado para uma das unidades sanitárias, segundo contou o secretário permanente do governo do distrito da Moamba, Atanásio Nwito.
Entretanto a jovem que contraíu ferimentos graves e devido ao seu estado clínico, foi transferida do Hospital Provincial de Maputo para o Hospital Central de Maputo.
Por conta desta agressão, o governo da província de Maputo contactou de imediato uma equipa de caçadores voluntários que neste momento trabalham para localizar a manada de elefantes que circulam em grupo de três, visando o seu afugentamento.
Não se conhece ainda a proveniência dos paquidermes, que vezes sem contas, são vistos a circular em vários pontos do distrito da Moamba.
Perante o sucedido, o governo do distrito da Moamba, apela as comunidades a se manterem vigilantes e alertarem atempadamente às autoridades, sempre que constatarem a presença de elefantes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.