A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, vai representar o Presidente da República Filipe Nyusi, na décima nona cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Movimento dos Países não-alinhados e na terceira cimeira do Grupo dos 77 mais China agendados para esta semana em Kampala, no Uganda.
A décima nona cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Movimento dos Países não-alinhados vai decorrer sob o lema “Aprofundar a cooperação para a riqueza global partilhada” e a 3ª cimeira do Grupo dos 77 mais China tem como mote “Não deixar ninguém para trás”.
A participação de Moçambique nas duas cimeiras de alto nível está revestido de simbolismo, uma vez que os eventos acontecem numa altura em Moçambique inicia o segundo ano do seu mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Esta oportunidade permite ainda Moçambique interagir com uma diversidade de estados-membros deste grupo, bem como influenciar nos debates sobre as questões que dominam o mundo na actualidade, como as crises humanitárias, guerras, tensões geopolíticas e mudanças climáticas.
A décima nona cimeira do Movimento dos Não-Alinhados tem agendada uma reflexão sobre a possibilidade de conseguir um espaço de membro permanente, com direito á voto, no Conselho de Segurança da ONU.
O Movimento dos Não-Alinhados entende que dessa forma vai poder participar activamente na tomada de decisões cruciais para a humanidade.
A guerra movida por Israel na Faixa de Gaza está a dominar os encontros ministeriais que antecedem a cimeira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.