O Presidente da República, Filipe Nyusi, participou hoje, de forma virtual, na cimeira extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, dedicada a análise da situação da cólera prevalecente na região.
A Cimeira recebeu o Relatório da Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da SADC sobre o surto de Cólera na região.
No final, o encontro, que decorreu sob a presidência da República de Angola, exortou os estados-membros a desenvolver e implementar planos multissectoriais de resposta à cólera que englobam desastres naturais e efeitos climáticos.
Recomendou, igualmente, ao reforço da colaboração regional, nas áreas de avaliação do risco de surtos transfronteiriços e de vigilância da saúde pública, a fim de melhorar a detecção precoce e a prevenção de doenças propensas a surtos.
A Cimeira nomeou o Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, Campeão Regional da Luta Contra a Cólera, para liderar os esforços de combate a esta doença na região da SADC. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.