O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos defende mais colaboração entre os países da região Austral de África com vista a melhorar a gestão das bacias hidrográficas partilhadas.
Para Carlos Mesquita, a formulação de políticas conjuntas pode contribuir para a redução do risco de escassez de água, no contexto das mudanças climáticas e desastres naturais.
Mesquita considera, também, ser importante investir no alargamento da capacidade interna de retenção da água.
Carlos Mesquita falava hoje em Maputo no lançamento do livro do especialista em Hidrologia, Agostinho Vilanculos, intitulado ‘Cooperação Hídrica na Região Austral, no Contexto de Emergência Climática’.
O dirigente afirmou, na ocasião, que a obra de Agostinho Vilanculos apresenta-se como uma reflexão sobre a realidade da gestão dos recursos hídricos no país.
Já o autor Agostinho Vilanculos disse que, com o livro, pretende despertar a atenção sobre a importância da gestão das bacias hidrográficas e os conflitos que podem surgir de um aproveitamento desigual entre as Nações.
A obra de Agostinho Vilanculos aborda a história dos rios internacionais, princípios de cooperação hídrica e os factores que concorrem para o surgimento de conflitos em bacias hidrográficas e potenciais riscos na região. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.