O Ministério da Saúde (MISAU) vai submeter no próximo ao Conselho de Ministros o anteprojecto de lei sobre o Sistema Nacional de Saúde.
O inspector-geral do Ministério da Saúde, António Assane, disse, esta sexta-feira, em Nampula, depois de uma reunião de auscultação, que a iniciativa visa aproximar cada vez mais os serviços de saúde primários às comunidades.
“Muitas das vezes havia confusão de que os cuidados de saúde primários só acontecem ao nível primário e o que esta lei traz é que modifica, antes tínhamos 4 níveis de atendimento, em termos de organização de unidades sanitárias, Tínhamos o nível primário, secundário e terciário e nesses níveis começou sempre de um centro de saúde. Hoje estamos a propor ter três níveis que vamos chamar de primeiro nível, onde vem o posto comunitário de saúde, onde queremos reduzir a distância da população, de modo que a população, no primeiro nível, venha tudo aquilo que é atendimento”, disse.
O inspector-geral do Ministério da Saúde, António Assane, sublinhou que a pretensão do sector é ver ser implementada a referida lei, após a sua aprovação em Abril deste ano, pela Assembleia da República. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.