O Vice-Presidente Sul-Africano exorta os partidos políticos para o uso responsável das redes sociais, sobretudo neste período eleitoral.
Paul Mashatile falava na abertura da cerimónia de lançamento dos princípios e directrizes do uso das mídias digitais e sociais nas eleições africanas.
A África do Sul agendou as sétimas eleições gerais e províncias para o próximo dia 29 de Maio.
Paul Mashatile afirmou que reconhece o papel prepondenrante que as redes sociais desempenham, na formação da opinião pública e no estabelecimento das narrativas que impulsionam o ambiente eleitoral.
No entanto, Mashatile observou que o uso incorrecto das redes sociais, através da dessiminação de informações falsas, constitu uma ameaça á democracia da África do Sul, porque pode minar a confiança em torno do processo eleitoral.
“À medida que testemunhamos o uso crescente destas plataformas em campanhas políticas, é imperativo que estabeleçamos princípios e directrizes claros para garantir um processo eleitoral justo, transparente e inclusivo. Além disso, é fundamental utilizar as redes sociais de forma construtiva para informar e divulgar mensagens positivas sobre as eleições, com especial atenção para a juventude de África. Temos a obrigação de educar a nossa população sobre os riscos associados à divulgação de informações incorrectas, especialmente no que diz respeito às eleições, uma vez que falsas alegações podem minar a confiança no processo eleitoral e provocar uma onda de instabilidade nos nossos países. A desinformação é uma ameaça à democracia, mina a confiança nas eleições e tem o potencial de desencorajar a participação dos eleitores na votação”, -Vice-Presidente sul-africano dissertando sobre o tema o mundo digital acelerado dos tempos modernos e o seu impacto nas actividades eleitorais.
Paul Mashatile apelou aos partidos políticos para não se envolvam em conflitos durante a campanha eleitoral em curso. (RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.