Moçambique e Argélia reforçam áreas de cooperação, com a assinatura de quatro instrumentos jurídicos.
Trata-se das áreas de agricultura, hidrocarbonetos, energia, segurança pública e militar.
Em declarações à imprensa, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse estar reforçada a cooperação bilateral, que dura há mais de quarenta anos.
“A cooperação entre os dois governos desenvolve-se na base do acordo geral de cooperação, assinado entre os dois governos, a onze de Dezembro de 1985, em Argel, aquando da visita do Presidente Samora Moisés Machel”- disse o Presidente Filipe Nyusi.
Para o Chefe do estado Moçambicano, a visita àquele país do Norte de África foi retribuída pelo presidente Chadli Bendjedidi, em 1986.
“Estamos aqui para melhorar este cenário e resgatar o sonho dos líderes dos nossos países que cimentaram esta relação inquebrável. Queremos que a semente por eles lançada germine, desenvolva-se e nos dê frutos muito suculentos e que sirva para todas as gerações, incluindo as vindouras. Esta é a razão da celebração, nesta nossa histórica visita dos acordos assinados”- acrescentou Filipe Nyusi.
O presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, assumiu o compromisso da viabilização dos acordos assinados.
Os dois estadistas falavam esta quinta-feira, em argel, no fim das conversações oficiais, inseridas no âmbito da visita que o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, efectua àquele país do Norte de África. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.