Moçambique vai partilhar e capitalizar experiências de outros países produtores e exportadores de gás natural, na sétima cimeira do grupo, a decorrer este sábado em Argel, a capital da República Argelina Democrática e Popular.
Moçambique é, desde 2022, membro do Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural, devendo partilhar a sua experiência no que diz respeito a produção, exploração e exportação deste recuso mineral.
Aliás, Moçambique tem vários projectos de desenvolvimento aprovados para a exploração das reservas de gás natural na bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.
Dois destes projectos canalizam o gás do fundo do mar para a terra arrefecendo-o a partir da fábrica e exportando via marítima em estado líquido.
A experiência na gestão destes e de outros projectos de exploração de gás em Moçambique, será partilhada pelo Presidentes da República, Filipe Nhysi.
Trata-se de uma oportunidade soberana para o país sendo que, além de partilhar a sua experiência, Moçambique deverá tirar melhores dividendos.
O vice-Ministro dos Negocios Estrangeiros e Cooperaçao, Manuel Gonçalves, considera a partiicipaçao de Moçambique naquela cimeira, uma oportunidade para se firmar como maior produtor deste recurso natural. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.