A Universidade Eduardo Mondlane lançou esta sexta-feira, o ano académico 2024 com discursos de apelo ao uso e aproveitamento sustentável do mar e seus recursos.
O Reitor da maior e mais antiga instituição de ensino superior no país, diz que a aposta reside em construir uma Universidade que seja capaz de prover soluções de impacto aos desafios sócio – económicos, através da sua maior presença na sociedade.
Manuel Guilherme Junior, frisou que o desiderato passa por aproximar os vários sectores da sociedade e reflectir sobre a actuação da academia na solução dos seus grandes desafios.
Entre eles, constam a minimização dos impactos da redução orçamental e da necessidade de aumentar a capacidade de intervenção, introduzindo um modelo de gestão integrada, e não centralizada, de recursos gerados como receita própria.
O Ministro da ciência e tecnologia e ensino superior, no sua intervenção pediu que a UEM continue a investir em eventos cuja participação estudantil seja prioritária.
Daniel Nivagara tomou como exemplos as jornadas científicas, programas de iniciação científica coordenada e de exploração de talentos.
A cerimónia solene de abertura do ano académico 2024 na UEM foi marcada por uma aula de sapiência subordinada ao lema- década do oceano - a ciência que fazemos para o oceano que queremos, proferida por Mubango Huguane. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.