O governo de Japão desembolsou mais de quarenta e cinco milhões de dólares para a construção da Central Eléctrica de Nacala, na província de Nampula.
O projecto está a ser implementado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional, JICA, e visa reforçar o fornecimento de energia eléctrica à Zona Norte de Moçambique.
O representante residente da JICA em Moçambique, Kazuki Otsuka, disse que a nova Central Eléctrica vai impulsionar o desenvolvimento das actividades económicas, no país.
Aquele país nipónico vai, igualmente, desembolsar mais de 9 milhões de dólares para a aquisição de viaturas para a Polícia da República de Moçambique e o Serviço Nacional de Investigação Criminal.
O Embaixador do Japão em Moçambique, Keiji Hamada, referiu que este pacote inclui o reforço da capacidade de combate ao terrorismo, em Cabo Delgado.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, indicou que o reforço que o Japão oferece, vai ajudar a reduzir o sofrimento das vítimas do terrorismo.
A Representante Regional do Escritório das Nações Unidas sobre as Drogas e o Crime para a África Austral, Jane Ongolo, disse que este financiamento coincide com os objectivos da organização, de estancar o terrorismo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.