O Departamento de Alterações Climáticas e Serviços Meteorológicos do Malawi, alerta para a tomada de medidas de precaução face à aproximação de mais um ciclone que está a se formar no Oceano Índico e que poderá atingir o país a partir do próximo domingo.
A previsão indica que a tempestade vai se desenvolver até atingir a categoria de uma tempestade tropical moderada, antes de se transformar em ciclone tropical.
Sessenta por cento das probabilidades apontam que Malawi poderá ser fustigado pela tempestade.
O alerta surge numa altura em que várias regiões do país continuam a registar fortes chuvas locais acompanhadas de trovoadas, aumentando o risco de inundações em áreas baixas e propensas a cheias, de acordo com especialistas meteorológicos.
A situação é associada à Zona de Convergência Intertropical que continua a ter maior variação do clima.
Entretanto, o Departamento de Recursos Hídricos do Ministério da Água e Saneamento alerta sobre inundações na Região Norte e zonas lacustres, uma vez que se espera que os principais rios continuem a registar níveis elevados de água desde quinta-feira passada.
Face ao risco, alerta-se à população para evitar atravessar os rios e riachos.
As inundações registadas na semana finda, originaras por fortes chuvas, já afectaram mais de 14 mil pessoas e causaram 8 óbitos nos distritos de Nkhotakota e Karonga.
Sabe-se que em Março de 2023, o Malawi foi atingido pelo ciclone Freddy que afectou os distritos de Blantyre, Mulanje, Thyolo, Chiradzulu e Phalombe.
Cerca de 2,3 milhões de pessoas foram afectadas, houve 660 000 deslocados, 679 mortos confirmados e 530 declarados desaparecidos além da destruição de infra-estruturas públicas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.