Várias infra-estruturas públicas e privadas ficaram danificadas em resultado da passagem da tempestade tropical FILIPO, na província de Maputo.
As autoridades contabilizam, para já, a destruição parcial de infra-estruturas de saúde, algumas salas de aula e vias de acesso interrompidas, sobretudo nos distritos de Magude, Manhiça, Marracuene e Matutuíne.
Por outro lado, devido ao temporal, dezasseis postes de transporte de energia tombaram, o que afecta a mais de sessenta e sete mil famílias.
São dados partilhados durante a sessão do Comité Operativo de Emergência, reunião que teve lugar no final do dia de ontem, para um levantamento provisório dos dados deixados pelo fenómeno natural.
Em algumas zonas, existem casos de população sitiada devido ao alagamento das vias de acesso.
A delegada do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) na província de Maputo, Sara Matches, apela igualmente a população para que continue em alerta sobretudo nas margens dos rios Incomáti, Umbelúzi e Tembe devido as descargas das barragens de Corrumana e Pequenos Libombos, com níveis de encaixe acumulados devido a chuva.
Na cidade da Matola, várias famílias, tiveram que abandonar as residências, devido a inundações, encontrando albergadas em outros locais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.