No distrito de Chigubo, norte de Gaza, mais de mil hectares com culturas diversas foram devastados por elefantes, durante os primeiros dois meses deste ano.
Trata-se de uma área que tinham culturas diversas com destaque para o milho, devastada pelos paquidermes, em várias comunidades do distrito.
O administrador do distrito de Chigubo, Hermenegildo Infante diz que a acção devastadora provocou prejuízos em sete mil pessoas, neste momento a braços com a fome, agravado com a seca severa que afecta a região.
Hermenegildo Infante explica que a circulação de elefantes nos últimos tempos é preocupante por invadirem zonas residenciais, onde destroem celeiros das famílias.
Aliás, há menos de uma semana, uma fêmea elefante pariu em plena sede distrital de Chigubo, Ndindiza, depois seguiu a sua caminhada com a cria.
Hermenegildo Infante, refere que os paquidermes circulam no distrito, são provenientes dos parques nacionais do Limpopo, Banhinhe e Zinave e avança que a vedação efectiva destes locais de conservação seria a melhor solução para evitar o conflito- homem fauna bravia, que se assiste nos últimos dias. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.