Há disponibilidade de água para os próximos três anos nas cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane.
A garantia é da Administração Regional das Águas do Sul, ARA-Sul.
A disponibilidade de água para os próximos três anos nas cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane, resulta da estabilização dos níveis de encaixe na albufeira dos Pequenos Libombos, na sequência da chuva que se fez sentir nos últimos dias.
Neste momento a barragem dos Pequenos Libombos, está com 95 porcento do nível de armazenamento de água, de uma capacidade instalada de cerca de 400 milhões de metros cúbicos.
A chefe do Departamento dos Recursos Hídricos, na Ara-Sul, Lizete Dias, explica que a quantidade de água existente na albufeira, vai permitir o fornecimento para a irrigação e consumo humano pelos próximos três anos.
A garantia da disponibilidade de água para os próximos três anos nas cidades de Maputo, matola e Vila de Boane, que chega numa altura em que a região Sul do país, já se ressente dos efeitos do fenómeno El Ninho que se resumem na fraca precipitação.
Trata-se de um fenómeno que em 2018, provocou situações de seca impactando negativamente nos níveis de armazenamento da água na albufeira dos Pequenos Libombos, e em consequência crise de água na região metropolitana de Maputo.
Uma situação que se pretende evitar através de uma gestão sustentável da água até qui disponível na Albufeira dos Pequenos Libombos ao longo do Rio Umbelúzi, no distrito de Boane, província de Maputo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.