A pianista e cantora moçambicana Mel Matsinhe estará em concerto, com a proposta intitulada “Reencontros” nesta sexta feita, 22 de Março, a partir das 18 horas na Galeria do Porto de Maputo.
Autora de músicas como Afrika, Xingombela, Vikela, Khanyisa, entre outros títulos, Mel Matsinhe, afirma que o conceito “Reencontro” é um pretexto de regresso aos palcos para apresentação dos seus trabalhos, o convívio com amigos das artes, colegas amigos e familiares.
Para noite de “Reencontros”, Mel Matsinhe vai partilhar o palco com guitarrista moçambicano Elcides Carlos e o escritor, poeta moçambicano Eduardo Quive, partilhando assim a sonoridade mista que cruzam culturas diversas de Moçambique.
Segundo a pianista a noite trará também sons que com influência de ritmos cubanos, pois foi em Cuba que Mel Matsinhe se formou e apaixonou pelo piano clássico, durante a sua formação em Havana.
Para além de música, Mel Matsinhe também é escritora e pedagoga musical Pan-Africanista com mais de 20 anos no sector. Fundadora e actual Directora-Geral da Escola de Artes Xiluva, Mel Matsinhe é, também, Directora do Festival Infantil Njingiritana.
A pianista e cantora, Mel Matsinhe é defensora pela busca do conhecimento indígena como base para o desenvolvimento do sector artístico e criativo em Moçambique, razão pela qual promove o estudo de Metodologias Africanas de ensino de música na Escola de Artes Xiluva. Este trabalho valeu-lhe o título de uma das 100 mulheres mais influentes dos PALOP em 2022.
Mel Matsinhe já participou em festivais internacionais de referência tanto como perfomar ou painelista: Mali, Zanzibar, Costa de Marfim, Estados Unidos da América e Noruega.
Actualmente, Mel Matsinhe é Presidente da Federação Moçambicana das Indústrias Culturais e Criativas, onde se enfoca no fortalecimento do sector.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.