Duzentas e três pessoas que padeciam de tuberculose perderam a vida o ano passado, na província de Manica.
A maior parte dos óbitos se deveu ao agravamento do estado clínico dos pacientes, por terem chegado tarde às unidades sanitárias para o diagnóstico e tratamento ou por doenças associadas.
Dados apresentados, este domingo, pelo director da saúde em Manica, indicam que a província diagnosticou o ano passado, mais de oito mil e seiscentos casos de tuberculose, dos quais setecentos e setenta e três em crianças.
Firmino Jaqueta que falava por ocasião do Dia Mundial de luta contra a Tuberculose disse que os casos registados em crianças, constituem uma grande preocupação para o sector.
Por outro lado, o director provincial da saúde em Manica mostrou-se igualmente preocupado com o risco de abandono do tratamento, porque pacientes continuam a infectar outras pessoas nas famílias e comunidades.
O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é assinalado este domingo sob o lema "Sim, podemos acabar com a Tuberculose. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.