A economia do Malawi está a registar uma recuperação significativa com o alívio das medidas restritivas e redução de casos da covid-19.
O relançamento de várias actividades, a reabertura dos mercados nacional e internacional, associado à abertura das fronteiras terrestres e aéreas do Malawi, bem como de alguns países da região e do mundo, concorrem para reanimar a economia seriamente afectada pela crise pandémica.
A redução de perdas na arrecadação de receitas, é outro indicador de melhoria da situação económica do país.
Após a eclosão do primeiro caso de coronavírus, em Março passado, o país perdia quinze milhões de dólares/mês e actualmente as perdas rondam os cinco milhões de dólares.
O porta-voz do ministério das finanças do Malawi, William Banda. deu a conhecer que de Janeiro a Julho deste ano, a arrecadação de receitas quedou em 11%, afectando negativamente os compromissos fiscais do período 2020/2021.
O director de Ambiente de Negócios e Advocacia Política da Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria do Malawi, Madalitso Kazembe, reconheceu haver melhorias, mas a maioria das empresas continua a enfrentar desafios de liquidez.
Já o presidente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas do Malawi, William Mwale, diz que o governo e as instituições financeiras devem injectar fundos para a revitalização económica.
Segundo Mwale só assim é que o país poderá minimizar os impactos negativos da Covid-19 que ainda se fazem sentir na economia do país. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.