O Sector da saúde, na cidade de Maputo, lançou hoje, o projecto CT-LUSO que visa capacitar investigadores na realização de estudos para a produção de medicamentos e vacinas, nos países lusófonos.
A Presidente do Comité Nacional de Bioética de Moçambique, Esperança Sevene, disse que os ensaios clínicos vão ser efectuados em seres humanos, para averiguar os efeitos clínicos dos produtos farmacêuticos produzidos.
Esperança Sevene falava hoje na Reunião Nacional de Lançamento do projecto CT-LUSO, coordenado por instituições portuguesas e pelo Comité Nacional de Bioética de Moçambique.
A dirigente do comité de Bioética garantiu que a acção, a ser implementada, tem suporte em normas jurídicas, que vão salvaguardar os direitos das pessoas que forem usadas para o teste dos medicamentos.
A Presidente do Comité Nacional de Bioética de Moçambique, Esperança Sevene, avançou que Moçambique já participou em alguns ensaios clínicos na produção de fármacos, o que torna o país numa posição avantajada.
A Capacitação dos profissionais investigadores dos países lusófonos, no sector da saúde tem a duração de três anos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.