Mais de um milhão e duzentas mil toneladas, de produtos agrícolas, foram comercializados, este ano, na província de Tete.
Grande parte destes produtos, é constituída por milho, feijões, bata-tata reno, tabaco, mapira, soja, hortícolas, gergelim, entre outros, produzidos nos distritos de Angónia, Tsangano, Macanga, Marávia e Zumbo.
O director provincial da Indústria e Comércio de Tete, explicou que esta quantidade, representa 90.7% da meta planificada para este ano, que é de comercializar, um milhão e trezentas mil toneladas.
Ofélio Jeremias, apontou o financiamento, num valor de cinco milhões de meticais, atribuição de cadernetas aos intervenientes e promoção das feiras agrícolas, como factores que impulsionaram a campanha de comercialização agrícola, este ano.
Jeremias acrescentou que a reabilitação das vias de acesso, que ligam as zonas produtivas e centros de comercialização, também dinamizou esta campanha.
A fonte apelou, no entanto, à população, para não vender toda a produção agrícola, sob pena de criar bolsas de fome, em alguns distritos desta parcela do país.
A província de Tete, além de vender excedentes agrícolas, para alguns pontos do país, também alimenta as repúblicas do Malawi, Zâmbia e Zimbabwe. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.