Oito pessoas foram detidas, na noite desta quinta-feira, após confrontos entre a polícia e um grupo de estrangeiros, na zona de Kimberley,uma cidade da província sul-africana do Northen Cape.
Segundo relatos da imprensa naquela região, a polícia teve de disparar balas de borracha, para conter a ira de um numeroso grupo de estrangeiros que exigia a libertação de um nigeriano, detido por suposta posse de drogas.
Os oito detidos devem responder pelos crimes de violência pública e danos maliciosos á propriedade alheia.
Tudo começou ao inicio da noite desta quinta-feira, quando as autoridades policiais, no âmbito da operação denominada Vala Umgodi, interpelaram e prenderam um homem na posse de Mandrax, dagga e metanfetamina.
Um porta-voz da polícia explicou que durante a abordagem, o referido homem resistiu ás ordens de prisão e agrediu um agente da policia. Logo a seguir, um numeroso grupo de pessoas, que se acredita serem de nacionalidade nigeriana, atacou e danificou um carro das autoridades policiais.
A polícia disparou balas de borracha para dispersar a multidão e prender três pessoas, por violência publica.
Já na esquadra da policia em Kimberley, os três detidos, apoiados pela multidão, quebraram janelas, dai as autoridades terem acrescentado o crime de danos á propriedade alheia.
Durante os tumultos foram detidas outras cinco pessoas, perfazendo um total de oito.
A Policia de Kimberley garante que controlou a situação e que o resto da noite foi calma.
A resposta da policia a criminalidade na África do Sul é um dos pontos que alimenta a campanha eleitoral, rumo ás eleições de 29 de Maio próximo.
Somente na madrugada da ultima quarta-feira, pelo menos oito pessoas foram mortas a tiros, em três tiroteios diferentes, em Khayelitsha, na Cidade do Cabo.
A unidade policial de crimes graves e violentos está à caça dos assassinos. (RM Joanesburgo)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.