Angola acolhe, no período de 01 a 07 de Julho, a 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O evento vai decorrer sob o lema “O papel dos parlamentos na promoção de políticas de energias renováveis na região da SADC e na criação de um Mercado Energético Regional único".
Note-se que a região da SADC enfrenta uma crise de energia eléctrica nos últimos anos devido ao aumento demográfico e ao considerável aumento de infra-estruturas industriais na região.
Segundo uma nota de imprensa, os deputados dos 15 países membros da SADC irão analisar estratégias e ações nos diversos domínios, conforme os seus mandatos constitucionais no domínio legislativo, da fiscalização e controlo, da alocação de recursos, da educação das populações; dos benefícios e vantagens das energias renováveis, tanto para o ambiente quanto para a economia.
No domínio da cooperação regional, os parlamentares querem promover e facilitar a cooperação e a integração regional com recurso as novas tecnologias, criando um ambiente favorável para atrair investimentos tanto locais como internacionais.
A criação do Mercado Energético Único , segundo a visão dos países membros, poderá acelerar o bem-estar económico e a erradicação da pobreza na África Austral, através da cooperação e a harmonização de políticas e de estratégias regionais.
O FP-SADC é um órgão composto por deputados dos parlamentos nacionais dos Estados-membros.
Criado pela Cimeira da SADC de Setembro de 1997, o Fórum é composto pelo Presidente da Sessão e um máximo de cinco representantes eleitos pelo Parlamento Nacional de cada Estado-Membro.
O objectivo deste fórum é proporcionar uma plataforma para apoiar e melhorar a integração regional através da participação parlamentar e promover as melhores práticas a nível do papel dos parlamentos na integração e cooperação regional. (RM-Angop)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.