O Sector da saúde em Inhambane intensifica acções de combate à malária, doença responsável pelo maior número de mortes e internamentos nos hospitais do país.
A realização de campanhas de pulverização intradomiciliaria, jornadas de limpeza entre outras, têm estado a contribuir para a redução dos casos da doença na província.
Dados indicam que nos primeiros três meses deste ano, foram diagnosticadas a doença, pouco mais de cento e trinta e cinco mil pessoas e um óbito.
O número representa uma redução em quatro porcento se comparado com igual período do ano passado em que foram registados pouco mais de cento e quarenta mil casos e um óbito.
Os distritos de Inhambane, Govuro, Homoine, Jangamo, Massinga, Maxixe, Morrumbene e Zavala, são os que menos casos de malária registaram nos primeiros três meses deste ano.
São dados tornados públicos esta quinta-feira na cidade de Inhambane durante a cerimónia de celebração do dia mundial de luta contra a malária que hoje se assinala.
Na ocasião o diretor provincial de saúde em Inhambane Naftal Matusse disse que apesar da ligeira redução, não se pode relaxar na luta contra esta doença.
O dia mundial de luta contra a malária, celebra-se sob o lema promover o acesso ao serviço de saúde de qualidade de gênero e direitos humanos para acabar com a malária. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.