O governo do distrito de Tambara em Manica insta aos produtores agrícolas a apostarem nas culturas da segunda-época, após a perda de trinta e sete mil hectares de cereais, na primeira época, devido ao fenómeno El Nino.
As áreas de culturas perdidas pertencem a doze mil famílias de camponeses de três postos administrativos de Nhacafula, Nhacolo e Buzua, que para suprir a crise alimentar, recorrem a tubérculos e frutos silvestres.
O administrador de Tambara, Mario Pita Doa fez saber que depois do fracasso na primeira época, presentemente a população está empenhada na segunda época, onde se espera lavrar mais dez mil hectares, de hortícolas e leguminosas.
O dirigente deu a conhecer que o seu executivo e parceiros estão em processo de aquisição de sementes de hortícolas e de moto bombas, para os camponeses, maximizarem a produção nas margens e ilhas dos rios Zambeze, Pompwe e Muyira.
Com mais de sessenta e quatro mil habitantes, o distrito de Tambara planificou trabalhar na primeira e segunda épocas da presente campanha, cerca de cinquenta e quatro mil hectares de diversas culturas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.