O Governo brasileiro condenou "veementemente os ataques terroristas" ocorridos na região moçambicana de Cabo Delegado e manifestou solidariedade ao povo e executivo de Moçambique, segundo um comunicado divulgado, esta segunda-feira.
"O Governo brasileiro deplora e condena veementemente os ataques terroristas ocorridos, nas últimas semanas, no extremo norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado, que vitimaram dezenas de cidadãos daquela região. Ao expressar condolências às famílias das vítimas, o Governo brasileiro manifesta solidariedade ao povo e ao Governo de Moçambique, país com o qual compartilhamos fortes e históricos laços culturais e linguísticos", indicou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.
O Brasil reafirmou ainda o "seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação", e reiterou a sua "determinação em trabalhar com todos os parceiros internacionais para erradicar esse flagelo".
Várias personalidades nacionais e internacionais têm-se pronunciado nos últimos dias sobre recrudescimento de ataques e violência na província de Cabo Delgado, com relatos, inclusivamente de decapitações.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, comentou os "recentes relatos de massacres perpetrados por grupos armados não estatais em várias aldeias na província de Cabo Delgado, incluindo a decapitação e rapto de mulheres e crianças", declarando-se "chocado". (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.