Moçambique e África do Sul pretendem partilhar informações, visando combater os crimes transfronteiriços entre os dois paises.
São crimes que ocorrem usando a linha de fronteira, dos quais destacam-se o assassinatos e o roubo de viaturas e gado bovino.
Os dois Paises vão agora reforçar a cooperação para travar esta onda, através da sub-unidade da policia sul-africana, instalada em Emanguzi, provincia do Kwazulo-Natal.
A infra-estrutura policial, inaugurada esta sexta-feira, visa, igualmente, combater a onda de assaltos a viaturas particulares e de transporte de passageiros, acções que para os dois paises, afectam negativamente os laços entre povos e a economia.
A sub-unidade da policia em Emanguzi, esta a funcionar desde o ano passado e o resultado ja é visivel para os dois Paises, segundo o ministro moçambicano do interior, Pascoal Ronda.
A infra-estrutura foi inaugurada pelo Ministro sul-africano da policia.
Bheki Cele destacou que com o reforço da cooperação, no ramo da segurança, Moçambique e Africa do Sul estão a perseguir os tradicionais laços que sempre caracterizaram os dois paises.
As obras de construção das instalações do comando da policia em Emanguzi, zona de fronteira com Moçambique, iniciaram em 2016 e custaram cerca de cento e dezoito milhoes de rands. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.