Moçambique registou uma variação negativa de 3,25 por cento no Produto Interno Bruto (PIB) e uma redução nas exportações na ordem de 400 milhões de dólares só no segundo trimestre deste ano.
Estes dados foram avançados pelo governador do Banco de Moçambique Rogério Zandamela, na abertura do quadragésimo quinto Conselho Consultivo do Banco Central que decorre desde esta quarta feira na cidade de Chimoio.
A conjugação de factores internos e externos, com destaque para as medidas de contenção da propagação da pandemia da COVID 19, teve efeitos devastadores na actividade económica interna.
Segundo Rogério Zandamela para fazer face ao impacto da pandemia, foram adoptadas medidas de política monetária, por forma a evitar que os efeitos económicos da COVID 19 fossem ainda mais severos.
Não obstante o contexto adverso que a economia enfrenta Rogério Zandamela faz uma avaliação preliminar positiva da actuação do Banco Central. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.