A província de Maputo poderá falhar as metas de produção agrária da presente campanha agrícola devido aos efeitos calamitosos registados na primeira época da safra 2024.
Na campanha, as autoridades da Agricultura e Pecas da província haviam planificado uma produção de cerca de quatro milhões de toneladas de culturas diversas cuja primeira época ficou comprometida com as chuvas e calor intenso registados nos meses de Fevereiro a Março de corrente ano.
Na sequência destes fenómenos naturais a província teve cinquenta e cinco mil hectares atingidos e com vinte e nove mil áreas dados como perdidos completamente, afectando trinta e quatro mil famílias.
A directora provincial da Agricultura e Pesca de Maputo, Mariamo José explicou que neste momento decorrem acções visando apoiar produtores em sementes e outros insumos para fazerem face à segunda época que arrancou em Abril último.
Segundo Mariamo José, a problemática da chuva, calor intenso aliados ao fenómeno El-Niño poderão condicionar o cumprimento das metas de produção agrícola da primeira época da presente safra. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.