O Ministro dos Recursos Minerais e Energia entende que a implantação dos centros pilotos de processamento mineiro nas províncias da Zambezia , Tete e Inhambane estão a contribuir para a evolução dos índices de produção e exportação de ouro , gemas e metais preciosos.
Carlos Zacarias fez estas declarações esta sexta-feira, no Posto Administrativo de Matibane, no distrito de Mossuril, no encerramento do Nono Conselho Coordenador do sector.
O encontro tinha em vista avaliar o desempenho do sector no quinquênio – 2020-2024 e delinear estratégias para o novo ciclo de governação.
O titular da pasta dos Recursos Minerais e Energia afirmou, ainda, que ė desafio do governo a instalação de três entrepostos comerciais de diamantes, pedras preciosas e gemas nas províncias de Cabo-Delgado, Zambezia e Tete.
Esta iniciativa vai permitir a intensificação da actividade de rastreio de metais preciosos e gemas, bem como o combate ao contrabando, branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
O Nono Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia tinha como lema ʺPor uma transformação e uso local dos Recursos Minerais e Energéticos para o desenvolvimento sustentável de Moçambiqueʺ. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.