A Ministra tanzaniana da Defesa e do Exército pediu ao Parlamento a provação do orçamento para o seu pelouro, no exercício financeiro de 2024/25, de três ponto três biliões de shillings.
O pedido foi feito, esta segunda-feira, na cidade de Dodoma, onde aquele órgão encontra-se reunido, tendo argumentado que o montante é para fazer face aos actuais desafios, com destaque para o terrorismo.
Na ocasião, Stergomena Tax disse ao Parlamento que a situação de segurança na fronteira entre Tanzânia e Moçambique, que tem pouco mais de novecentos quilómetros de extensão, é imprevisível devido aos ataques perpetrados pelo grupo terrorista Ansar Al Sunna Wal Jamaah.
E, avaliar pela pertinência do pedido, a Assembleia Nacional deu luz verde ao orçamento de 3,3 biliões de shillings, para o Ministério da Defesa e Serviços Nacionais para o exercício financeiro de 2024/25.
O orçamento, tido como de modernização das Forças Armadas, foca-se no fornecimento de equipamento de ponta e integrando tecnologia avançada.
A ministra da defesa firmou que nos últimos tempos tem havido um relativo aumento de ataques no norte de Moçambique, concretamente na província de Cabo Delgado, que faz fronteira com a região de Mtwara.
“O grupo tem afectado a segurança ao continuar com actividades terroristas, incluindo o recrutamento de novos combatentes para se juntarem ao grupo”, disse a Ministra da Defesa e do Exército.
Explicou ainda que tropas tanzanianas estão a participar, em Moçambique, numa operação sob os auspícios da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, através da SAMIM, Missão Militar da SADC, num esforço para controlar o terrorismo, em Cabo Delgado.
São operações que, segundo a Ministra tanzaniana da Defesa e do Exército, Stergomena Tax, continuam a fortalecer a segurança na área fronteiriça, para manter a paz e estabilidade.
Reconheceu, no entanto, que apesar de as operações terem ajudado a reduzir a força do grupo terrorista, este ainda continua activo e está a realizar ataques esporádicos, deslocando-se dum lado para outro e mudando as suas tácticas.
No início deste mês, a ministra da defesa afirmou que as tropas tanzanianas vão permanecer mais tempo em Moçambique após a missão da SADC terminar em 15 de Julho próximo, a coberto de um acordo bilateral entre Moçambique e Tanzânia.(RM Dar es Salam)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.