A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação está, desde ontem à noite, em Nova Iorque, para participar, esta semana, no derradeiro evento que marcam a presidência mensal de Moçambique, no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Com efeito, Verónica Macamo vai presidir, amanhã, um Debate Aberto sobre a Manutenção da Paz e Segurança Internacionais, com enfoque para o papel da mulher e da juventude na manutenção da paz e segurança.
Os debates abertos são parte integrante dos programas especiais traçados pelos países que presidem o Conselho da Segurança da ONU.
Este será o segundo evento especial desta presidência e primeiro de nível ministerial.
Na semana passada, Moçambique promoveu um debate sobre a protecção de civis em conflitos armados, no contexto do vigésimo quinto aniversário da resolução das Nações Unidas sobre a matéria.
Foi, na referida ocasião, que o Representante Permanente de Moçambique junto da ONU, Pedro Comissário, anotou que o fim dos conflitos é a melhor forma de proteger os civis, até porque os mesmos estão a aumentar o número de deslocados, no mundo.
Os conflitos continuam a ser a principal causa do deslocamento forçado, com um recorde de 110 milhões de pessoas em todo o mundo.
Para agravar situação, um número perturbadoramente grande de trabalhadores humanitários são eles próprios alvos deliberados de violência, tomada de reféns e assassinatos..
À este propósito, Pedro Comissário destacou a criação da Força Local de combate ao terrorismo, em Cabo Delgado, como umas das principais acções que demonstram a preocupação Governo moçambicano na protecção de civis em situação de conflitos. (RM Nova Iorque)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.