O novo alto comissário de Moçambique nomeado para o Malawi apresenta esta manhã na cidade de Lilongwe, as cartas credenciais ao presidente malawiano, Lazarus Chakwera
Trata-se de Alexandre Herculano Manjate, nomeado em Janeiro deste ano pelo presidente Filipe Jacinto Nyusi, para representar o país junto do governo de Lilongwe.
Esta segunda-feira, Manjate apresentou as cartas figuradas à ministra das relações exteriores do Malawi, Nancy Tembo.
Os dois diplomatas abordaram o estágio actual das relações bilaterais, consideradas excelentes e com perspectivas de incremento em vários domínios.
No Malawi, Manjate terá a missão de estreitar e cimentar as excelentes relações entre os governos de Lilongwe e Maputo, sobretudo na continuação dos projectos de desenvolvimento em curso que envolvem os dois países.
Nos últimos anos, as relações diplomáticas entre Moçambique e Malawi, conheceram uma melhoria significativa, sendo exemplos, os projectos conjuntos de comércio e inter-conectividade da África Austral, a interconexão eléctrica Moçambique/Malawi, o uso dos corredores logísticos de Nacala e Beira, a ligação ferroviária entre os dois países e a implementação dos postos fronteiriços de paragem única.
Alexandre Manjate, sucede Elias Zimba,
nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Federal da Alemanha. (RM Bantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.