Está interrompida a circulação de comboios de carga e de passageiros de longo curso nas linhas férreas de Ressano Garcia e de Goba, que ligam Moçambique à África do Sul e ao Reino de Eswatini.
Em causa está o início, neste fim-de-semana, dos trabalhos de manutenção da plataforma nas duas linhas.
Ao todo são 14 comboios de carga que nas próximas duas semanas não irão circular nas duas linhas ferroviárias.
O director executivo dos CFM Sul, Emídio Bata, explica que neste processo, os comboios de passageiros nas duas linhas ferroviárias, vão encurtar as distâncias, sendo que na linha de Ressano, irão até a estação da Matola-Gare e na Linha de Goba até à vila de Boane.
Emídio Bata esclarece que o trabalho de manutenção, já em curso nas duas linhas ferroviárias, compreende entre outras actividades, a substituição de carris, para conferir maior segurança aos comboios.
Para evitar que a paralisação da circulação dos comboios de carga e de passageiros de longo curso durante duas semanas, tenha impactos negativos na economia do país, os Caminhos de Ferro de Moçambique, desenharam um plano coordenado com autoridades sul-africanas e do Reino de Eswatini.
Com esta paralisação, os comboios de carga e de passageiros de longo curso, só voltarão a funcionar de forma plena, a partir do próximo dia 14 de Junho corrente. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.