O país registou, de Janeiro a Outubro deste ano, 498 crimes cibernéticos. A denúncia é da Procuradoria-geral da República.
O número representa um incremento na ordem de 1 por cento, se comparado ao igual período do ano passado, em que ocorreram 463 crimes, com recurso a computadores e diversos sistemas informáticos.
A Procuradora-Geral Adjunta, Amabélia Chuquela, referiu que a pandemia da Covid-19 terá favorecido as actividades ilegais pela internet.
Amabélia Chuquela falava esta quarta-feira, em Maputo, na terceira Conferência Nacional de Segurança Cibernética, em formato virtual.
Entretanto, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, realçou, na abertura do evento, a necessidade do aprimoramento da segurança cibernética, face ao crescente uso das novas tecnologias.
Com duração de três dias, a terceira Conferência Nacional de Segurança Cibernética decorre sob o lema: “Cibersegurança em Ambiente de Pandemia”. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.