Depois do Congresso Sul-Africano de Sindicatos agora é a vez do Partido Comunista da África do Sul a rejeitar uma possível coligação entre o ANC e a Aliança Democrática.
Desde a queda do Apartheid, o Partido Comunista e a COSATU têm sido os principais parceiros estratégicos do ANC.
Esta quarta-feira, o ANC deu a conhecer que está a interagir com a Aliança Democratica, EFF, Inkata, Partido Nacional da Liberdade e a Aliança Patriotica tendo em vista a formação do que designa de Governo de Unidade Nacional.
O ANC diz também que fez uma aproximação, ainda sem sucesso, com o Umkhonto WeSizwe, de Jacob Zuma.
Igualmente há conversações com a COSATU e com o partido Comunista.
Na terça-feira, a COSATU disse que não vai apoiar qualquer coligação do ANC que integre a Aliança Democratica.
Ontem, o Partido Comunista acrescentou que para além da Aliança Democratica, não vai apoiar uma coligação que junte o Umkhonto WeSizwe de Jacob Zuma.
O posicionamento do Partido Comunista foi expresso pelo secretario-geral Solly Mapaila:
“Portanto, não trabalharemos com essas forças. Não apoiaremos nenhuma ideia e nem tentativa de trabalhar com essas forças que são forças ati-populaçao. Nós vamos apoiar um governo minoritário com características de um governo de unidade nacional, sem a participação das forças lideradas pela Aliança Democratica. Portanto, temos clareza sobre a nossa trajetória anticapitalista. O problema que enfrentamos neste país é porque temos perseguido ao longo dos anos e estado em dívida com os interesses capitalistas que sempre ameaçaram a estabilidade da nossa economia”,disse.
Sobre o Umkhonto WeSizwe Mapaila diz que não faz sentido o ANC coligar-se com os responsáveis pela captura do Estado sul-africano.
A porta-voz do ANC, Mahlengi Bhengu-Motsiri, revelou que o Comité Executivo Nacional n vai se reunir hoje para discutir as várias opções para a formação um governo nas próximas duas semanas.
Para o ANC o futuro governo deve colocar os interesses do povo sul-africano em primeiro lugar.
Bhengu-Motsiri acrescentou que, na próxima semana, o ANC vai anunciar os nomes dos candidatos que vao concorrer para os cargos de governador de província.
Em principio a constituição das assembleias provinciais vai acontecer entre os dias 18 e 19 de Junho corrente. ( RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.