Vinte e duas pessoas incluindo duas crianças morreram na noite deste domingo vítimas de um acidente rodoviário envolvendo um camião de mercadorias e um autocarro de transporte de passageiros, na Estrada nacional número 6 (EN6), distrito de Dondo, em Sofala.
O balanço actualizado indica ainda a existência de 48 pessoas feridas.
Depois da colisão, o autocarro, pertencente a Empresa de transportes públicos de Dondo, precipitou-se numa ravina e tombou com as rodas para o ar.
Alguns sobreviventes contaram que o autocarro ia a alta velocidade e embateu num camião de mercadores imobilizado, tendo de seguida tombado num riacho.
A viatura, com mais de setenta passageiros, teria partido da localidade de Mutua com destino a cidade da Beira.
As vítimas mortais foram levadas para a morgue do Centro de saúde de Dondo e os feridos, na sua maioria em estado grave, foram evacuados para o Hospital Central da Beira.
O substituto do comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM), no Dondo, Teles Massinga, disse à Rádio Moçambique que ainda não são conhecidas as causa do acidente e adiantou que foi mobilizado um equipamento especializado para remover o autocarro sinistrado.
Nas duas unidades sanitárias têm-se concentrado familiares de pessoas que viajavam no autocarro, para obter informação sobre a situação das vítimas do acidente.
Entretanto, o governador de Sofala Lourenço Bulha e a Secretária de Estado, Cecília Chamutota, deslocaram-se ao Centro de Saúde de Dondo, onde presenciaram os trabalhos de socorro às vítimas do sinistro.
Lourenço Bulha pediu calma à população e encorajou os profissionais de saúde a cuidar dos feridos.
Devido a pouca capacidade da morgue de Dondo, alguns corpos tiverem que ser levados para as casas mortuárias do Hospital Central da Beira e do Centro de Saúde de Mafambisse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.