O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, pede apoio da comunidade internacional, na busca e salvamento do vice-presidente do país, Saulos Chilima e outras nove pessoas que se faziam transportar num helicóptero desaparecido na manhã desta segunda-feira, pouco depois de ter descolado da capital Lilongwe.
O pedido de Lazarus Chakwera foi lançado por volta desta meia noite, numa comunicação à nação feita a partir do Palácio presidencial, na cidade de Lilongwe, após ter orientado uma reunião de emergência com o Conselho de Ministros.
O pedido de Chakwera, estende-se aos Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Noruega e Israel para se juntarem às equipas de busca e salvamento das forças de defesa do Malawi, que continuam na floresta de Chicangawa, presumível local onde o aparelho que transportava o vice-presidente do país teria se despenhado.
Estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia do Malawi, juntaram-se às equipas de busca e salvamento, lançando drones nocturnos, numa tentativa de localizar o aparelho desaparecido.
Lazarus Chakwera disse ter instruído as Forças de Defesa do Malawi a fornecerem actualizações regulares sobre o incidente e acrescentou que o seu governo tudo fará, para localizar o avião desaparecido e espera encontrar sobreviventes.
Terminou o presidente Lazarus Chakwera, pedindo a todos os malawianos que se unissem em orações.
Chilima que estava a bordo com outras nove pessoas que o acompanhavam, tinha como destino a cidade de Nzuzu a norte do Malawi, para participar no funeral do seu advogado.
A aeronave não conseguiu aterrar no aeroporto de Nzuzu devido ao mau tempo que se fazia sentir, tendo obrigado a tripulação a retornar para a cidade de Lilongwe.
Foi neste percurso que se presume que, o aparelho tenha se despenhado, na floresta de Chikangawa, uma zona acidentada cujo relevo é de colinas.
Fontes disseram que o telefone de Chilima esteve disponível até por volta das 10:30 H, desta segunda-feira e até ao momento todos esforços de busca continuam a fracassar. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.