Uma Missão das Nações Unidas, avalia em Gaza, o impacto do fenómeno El Nino, decorrente das mudanças climáticas que ciclicamente assolam a província e o país.
Trata-se duma situação que actualmente é caracterizada pela seca que está a provocar perda de culturas em campo, devido a escassez de chuva, que afecta maioritariamente, os distritos da zona norte de Gaza.
A Coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique, Catherine Sozi, que lidera uma equipa das organizações como PMA, FAO e PNUD, visita desde esta quarta-feira, os distritos de Guija e Mapai, no âmbito de acompanhamento das acções antecipadas de mitigação e resiliência aos efeitos dos eventos extremos.
Catherine Sozi, reuniu-se com o comité operativo de emergência provincial em Gaza, onde exigiu um plano consentâneo das necessidades e prioridades da província, com vista a mobilização de apoios para a mitigação dos efeitos provocados pelo fenómeno El Nino, que são mais devastadoras nesta região.
Estamos aqui com as diversas organizações das nacoes unidas, para in loc, percebermos dos efeitos e necessidades que a provincia de Gaza tem, com vista a mobilizacao dos apoios necessarios nesta crise global das mudancas climaticas.
Catheroize Sozi, Coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique.
Entretanto, o secretário de estado em Gaza, Lourenço Lindonde, apontou como prioridades da província para a mitigação das mudanças climáticas, a construção de vias de acesso, como a ponte sobre o rio Save no distrito de Massangena e a Barragem de Mapai, entre outras necessidades.
A visita da coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique, Catherine Sozi, a Gaza, é acompanhada pela presidente do INGD Luisa Meque. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.