O Conselho Constitucional desafia os jornalistas a dominarem a lei eleitoral e a Constituição da República para melhor informar com rigor, precisão e imparcialidade antes, durante e depois dos pleitos eleitorais no país.
O desafio foi lançado esta quinta-feira, pelo Juiz Conselheiro do Conselho Constitucional, Domingos Cintura, na abertura de um seminário de jornalistas da região Norte, incluindo a Zambézia em matérias ligadas a cobertura eleitoral.
Segundo Domingos Cintura, o retracto de todos os passos das eleições é mostrado e ou narrado pelos jornalistas, e por isso estes devem ter maior domínio dos instrumentos legais para informarem com precisão.
A fonte disse igualmente que para a participação activa dos cidadãos nos escrutínios é preciso que sejam informados sobre a importância destes processos sendo uma das missões dos jornalistas.
O Juiz Conselheiro do Conselho Constitucional, Domingos Cintura, arrolou que a imprensa e os profissionais da comunicação social desempenham um papel crucial para uma maior credibilidade do processo eleitoral e para o fortalecimento da democracia.
A formação aos jornalistas resulta de um esforço coordenado entre o Conselho Constitucional, Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento-PNUD e o Sindicato Nacional de Jornalistas – SNJ para munir os jornalistas de fortes ferramentas rumo ao escrutínio de Outubro próximo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.