Mais de 12 mil mulheres grávidas em Nampula estão infectadas pelo vírus HIV, causador da Sida, um facto que preocupa as autoridades governamentais da província.
A preocupação foi manifesta esta terça-feira em Nacala Porto pelo Secretário de Estado em Nampula, Mety Gondola, quando orientava as cerimónias provinciais do Dia Mundial de Luta Contra o HIV-SIDA.
Segundo Mety Gondola, se as mulheres não apostarem em tratamento anti-retroviral, que é gratuito nas unidades, correm o risco dos seus filhos nascerem infectados.
Aliás, o governante fez saber na ocasião, que actualmente a província de Nampula conta com uma taxa de seroprevalência de 5 ponto 7, aparentemente baixa, mas não devido o universo da população, estimado em seis milhões de habitantes.
Face a está situação, Gondola pede o envolvimento de todos na disseminação de mensagens que visam prevenir e combater a doença quer nas instituições públicas e privadas, quer nas famílias.
Em particular, Mety Gondola, instou aos partidos políticos e líderes comunitários para inserir nos seus programas de trabalho, pacotes que possam asseguram maior resposta ao problema da pandemia de HIV-SIDA.
O Secretário de Estado da província de Nampula disse ainda que o governo tem vindo a constatar com insatisfação a descriminação de pessoas vivendo com HIV-SIDA, facto que pode ser ultrapassado através de acompanhamento por parte de familiares e o pessoal da saúde.
Este ano, o Dia Mundial de luta contra SIDA celebrou-se sob lema ”Solidariedade Global, Responsabilidade Partilhada.’’ (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.