O Director Executivo do Escritório das Nações Unidas para os Serviços de Projectos diz que o mundo não vai alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até o ano dois mil e trinta.
Jorge Moreira da Silva apontou o incumprimento do Acordo de Paris para Alterações Climáticas, que prevê que as metas do aquecimento global não ultrapassem o um ponto cinco por cento graus centígrados, até o final do século, serão ultrapassadas.
O funcionário sénior das Nações Unidas disse ainda que não são canalizados quatro mil milhões de dólares, por ano, para o financiamento dos projectos de desenvolvimento sustentável.
O também Subsecretário-geral das Nações Unidas falava hoje, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, numa palestra sobre o Papel da Cooperação Internacional na acção climática e no desenvolvimento sustentável.
O Director Executivo do Escritório das Nações Unidas para os Serviços de Projectos, disse que a COP-29, a ter lugar em Novembro próximo, no Azerbaijão, estará focada no financiamento e adopção climático para os países em desenvolvimento.
Jorge Moreira da Silva disse serem necessários quatro triliões de dólares, por ano, em financiamento público e privado, para a acção climática.
A este montante, devem ser associados dois ponto quatro triliões de dólares para o financiamento climático nos países em desenvolvimento.
Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, em vigor desde dois mil e quinze, definem dezassete temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais, até o ano dois e trinta. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.