O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, prepara-se, para anunciar a composição do governo de unidade nacional, após a sua investidura esta quarta-feira.
Para já é ponto assente que o futuro executivo vai integrar elementos do Congresso Nacional Africano, Aliança Democratica e Inkata Partido da Liberdade e muito provavelmente da Aliança Patriotica e Good.
Os 5 partidos assinaram a declaração de intenções, o documento base do governo de unidade nacional.
Ainda não se sabe se Ramaphosa vai ou não diminuir o numero de Ministeros e vices e, também, se desconhece se haverá ou não um segundo vice-presidente.
Na cerimonia de tomada de posse, ontem realizada, Ramaphosa prometeu formar um governo que seja capaz e honesto:
“Agora é hora de seguir em frente. Juntos faremos mais e melhor como sul-africanos. Agora é o momento de reunir todas as nossas capacidades e de direcionar todas as nossas energias para responder ao apelo do povo da África do Sul. Não ousaremos descansar, até termos criado empregos para aqueles que deles necessitam; até que haja comida suficiente em todas as mesas; até que todas as pessoas em todas as vilas, cidades, aldeias e explorações agrícolas recebam os serviços básicos de que necessitam para uma vida digna. Não ousaremos descansar até que as mulheres da África do Sul estejam livres dos constrangimentos sociais, culturais e económicos que impedem o seu progresso. Não podemos descansar até que os criminosos saiam das nossas ruas e as drogas saiam das nossas comunidades; até que os homens deixem de cometer violência contra mulheres e crianças; até que aqueles que roubam do povo sejam responsabilizados”, disse.
A expectativa é mesmo em termos de nomes que vao ser anunciados por Cyril Ramaphosa nos próximos tempos.
Na agenda do Presidente está também a próxima sessão do Parlamento, na qual Ramaphosa irá proferir o discurso que vai abordar as linhas com que se vai cozer o futuro governo de unidade nacional.
O Parlamento deve também começar a criar as suas comissões de trabalho, sendo que este processo está dependente do número de Ministérios que vão compor o novo executivo da África do Sul. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.