O Secretário-geral interino da FRELIMO diz que o país regista avanços significativos em diversos sectores de actividade durante os 49 anos da Independência Nacional.
A título de exemplo, Daniel Chapo, destaca a expansão das instituições de ensino superior e dos serviços de saúde, no país.
Apesar dos avanços, Chapo referiu que ainda prevalecem desafios, sobretudo de carácter financeiro.
“Em termos, por exemplo de médicos, quando proclamamos a Independência contavam-se com os dedos das mãos, médicos moçambicanos, hoje o número é incontável, as instituições de ensino superior tínhamos apenas uma. Jovens do Rovuma ao Maputo, para fazerem o ensino superior tinham que se deslocar à capital, porque tínhamos apenas a Universidade Eduardo Mondlane, hoje estamos a falar de mais de cinquenta instituições de ensino superior e podia validar vários outros exemplos do resultado da nossa Independência, mas ainda temos desafios. Os grandes desafios têm a ver com a necessidade da nossa independência económica “, disse.
Daniel Chapo, Secretário-geral interino da FRELIMO e candidato do partido às eleições presidenciais falava, esta terça-feira, na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, nas celebrações do quadragésimo novo aniversário da Independência Nacional. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.