A União Europeia e o Banco Europeu de Investimento disponibilizaram cento e dez milhões de euros, o equivalente a 9.4 mil milhões de Meticais, para apoiar na reconstrução de infra-estruturas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth, que assolaram o centro e norte de Moçambique, em 2019.
Um acordo nesse sentido foi assinado esta sexta-feira, em Maputo, pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, e pela Directora do Banco Europeu de Enviesamentos, María Shaw Barragán, no quadro do Programa de Recuperação e Reconstrução pós-ciclones.
Falando na ocasião, o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, afirmou que “o governo fará o investimento nas infra-estruturas e sectores escolhidos para este financiamento, nomeadamente, Água, Saneamento e Drenagem, implementando a componente de resiliência ‘Reconstruir Melhor’, em linha com os compromissos inscritos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e no Quadro de Redução de Risco de Desastres adoptado em Sendai, sob o princípio de prestação de contas e transparência na Gestão dos Recursos”.
Maleane Acrescentou que “o investimento vai melhorar a saúde pública, tornar as cidades mais resilientes e limpas e reduzir os riscos de futuros desastres”.
Sobre este acordo, e tendo em vista alguns dos resultados esperados no terreno, o Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimentos, Thomas Östros afirmou que “a segurança no fornecimento de água potável e assegurar que infra-estruturas hídricas sejam protegidas em meio a actual emergência climática são prioridades para o Banco Europeu de Investimentos.
Referiu que o investimento com o apoio da União Europeia vai melhorar a saúde pública, mais importante ainda, durante a pandemia global da COVID-19.
Trata-se de uma acção em seguimento do compromisso assumido e anunciado pela União Europeia na Conferência Internacional de Doadores da Beira, em 2019, de mobilizar 200 milhões de euros (cerca de 17 mil milhões de meticais) para apoiar a implementação do Programa de Recuperação e Reconstrução pós Ciclone.
O projecto de 110 milhões de euros será implementado com o acompanhamento do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones Idai (GREPOC), instituição responsável pela gestão e monitoria dos de reconstrução pós-ciclones. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.