O Sector da Saúde em Gaza, vai contar a partir de Setembro com um novo parceiro no quadro do programa de resposta ao HIV e SIDA na Província.
Trata-se do Centro de Colaboração em Saúde, CCS, uma Instituição Não-Governamental Nacional, que tem estado a apoiar o Ministério da Saúde em vários domínios.
O Centro de Colaboração em Saúde, vem substituir a organização não-governamental estrangeira Elisabth Glaser, cujas actividades viradas à prevenção e combate ao HIV e SIDA, desde 2004, chegaram ao fim, em cumprimento dos acordos cooperativos assinados com o Ministério da Saúde.
A informação foi tornada pública esta Segunda-feira, em Xai-Xai, durante a Cerimónia de transição das actividades de Elisabeth Glaser para o Centro de Colaboração em Saúde.
Na Ocasião, o Director de operações do Centro de Colaboração em Saúde, Sousa Augusto, garantiu estarem criadas as condições para dar continuidade às acções de sensibilização das comunidades para a testagem e tratamento eficaz do HIV e SIDA na Província.
E a Governadora de Gaza, Margarida Mapandzeni Chongo, enalteceu o contributo da Elisabeth Gaser, que através do Programa EGPAV, permitiu o melhoramento dos níveis de adesão à testagem e tratamento anti-retroviral, bem como a superação viral, na província.
A Província de Gaza, continua a ser a mais infectada pelo HIV, em todo o País, com vinte e um ponto nove porcento de seroprevalência, o que indica que em cada cem pessoas vinte e uma estão infectadas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.