O governo pretende construir, nos próximos dez anos, mais dezanove estabelecimentos penitenciários, em todo o país.
Assim, até 2034, Moçambique poderá ter um total de trinta e cinco centros reclusórios de níveis distrital e provincial.
A acção, inserida no Plano Estratégico do Serviço Nacional Penitenciário, SERNAP, tem por objectivo, reduzir a superlotação dos estabelecimentos penitenciários.
O Director de Inspecção Penitenciária do SERNAP, Yazalde de Sousa, explicou que uma das metas do plano é implantar infra-estruturas penitenciárias em todas as sedes distritais do país.
Actualmente, os dezasseis estabelecimentos penitenciários existentes no país, têm espaço para albergar oito mil e duzentos reclusos, acolhendo, entretanto, vinte e três mil, três vezes acima da capacidade instalada.
Yazalde de Sousa falava, hoje, no espaço Café da Manhã, da Rádio Moçambique, a propósito do Plano Estratégico do Serviço Nacional Penitenciário.
O instrumento, a ser lançado amanhã, em Maputo, pretende garantir o desenvolvimento do capital humano, o cumprimento do regulamento jurídico e a reinserção social dos reclusos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.