O Governo da província sul-africana de Gauteng foi finalmente anunciado na noite desta quarta-feira e não inclui a Aliança Democrática.
O governador, Panyaza Lesufi, nomeou, o que na nossa realidade são directores provinciais, em número de dez, sendo sete do Congresso Nacional Africano, um do Inkata Partido da Liberdade, um da Aliança Patriotica e um do Rise Mzansi.
Os novos membros do executivo de Gauteng foram empossados, na noite desta quarta-feira.
A Aliança Democrática emitiu um comunicado, esta quarta-feira, a anunciar que não vai fazer parte do Governo Provincial de Unidade, depois da recusa do ANC de partilhar as posições de chefia, numa base proporcional.
A Aliança Democrática pretendia ficar com 4 cargos, ficando o o ANC com 5 e 1 para outros partidos que integram o governo provincial de unidade.
Perante a recusa do ANC, a Aliança Democrática diz que vai ser oposição na Assembleia Provincial de Gauteng e promete, para os próximos dias, o anúncio do seu governo sombra.
Gauteng, o maior circulo eleitoral da África do Sul, era a única província sem governo, devido aos desentendimentos na mesa de negociações entre o ANC e a Aliança Democrática.
Esta falta de entendimento levou a que, por duas vezes, fosse adiado o anúncio do governo provincial.
Esta quarta-feira, finalmente, Panyaza Lesufi constituiu o seu executivo com promessas de trabalho para resolver os problemas que afectam esta província, que alberga as cidades de Joanesburgo e Pretória:
“A nossa tarefa, a partir de hoje, é construir uma província de Gauteng melhor. A nossa tarefa, a partir de agora, é fazer um Gauteng atractivo, para todas as famílias e para todas as formas de investimento. Atractivo para os trabalhadores e para os jovens estudantes.Atractivo para eventos desportivos e culturais.Atractivo e seguro para as mulheres e crianças. O nosso mandato é simples: O crime e a corrupção devem ser eliminados”, disse.
A constiuiçao do governo de Gauteng abre portas para o pleno funcionamento do Conselho Nacional das províncias.
Este Conselho foi convocado para a sessão conjunta com o parlamento, no próximo dia 18, data em que o Presidente Cyril Ramaphosa vai anunciar as linhas de acção do Governo de Unidade Nacional da África do Sul. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.