Diverso material bélico capturado nas mãos de terroristas durante diversas operações das Forcas que integravam a Missão da SADC em Moçambique, SAMIM, foi entregue esta quinta-feira as autoridade militares moçambicanas.
O acto estava inserido na cerimónia de encerramento da missão da SADC em Moçambique, que estava a ajudar o país no combate ao terrorismo desde dois mil e vinte e um, à luz do pacto entre os país da zona Austral de África, na componente de cooperação na área de Defesa e Segurança.
Na ocasião o comandante das forças da SAMIM, o major general Patrick Njabulo Dube, destacou a complexidade das operações que resultaram na apreensão do armamento e diverso material usado para a radicalização dos cidadãos incautos, no país.
“Gostaríamos de reiterar que esse material não foi capturado num simples olhar, foi fruto de muito sacrifico. Isto custou sangue dos africanos. E queremos acreditar que o sangue derramamento vai regar as plantas da paz em África”, disse.
O major general Patrick Njabulo Dube enalteceu o apoio das autoridades moçambicanas que contribuiu em larga medida, para o alcance dos resultados satisfatórios nas diferentes operações militares nas matas de Cabo Delgado.
Do material ora entregue, destaque vai para oito RPG-7 e PKM, uma metralhadora, um morteiro, setenta AK-47, sete pistolas e uma AKS/SAR, G3 RIFLE capturadas dos terroristas em diversas operações combativas nas matas de Cabo Delgado. O material inclui também foguetes, munições e cartuchos, bem como livros sagrados do islão. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.