O Governo Moçambicano diz que a actual pirâmide da população moçambicana não favorece os ganhos do dividendo demográfico devido ao elevado número de população dependente.
A informação foi avançada em Nampula pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago e mandatário do Presidente da República, Filipe Nyusi, nas cerimónias centrais ao nível do país, do dia Mundial da População que se comemora esta quinta-feira sob lema: Acesso ao Planeamento Familiar para o alcance do Dividendo Demográfico em Moçambique.
Armindo Tiago frisou que umas das formas para minimizar esta situação no país, é a expansão no acesso aos serviços de saúde de qualidade a população, bem como adesão ao planeamento familiar para a tomada de decisões e informações sobre o número de filhos e espaçamento entre estes.
Armindo Tiago frisou que os dados, referentes ao último inquerido democrático, indicam que entre 2022 e 2023, cerca de 36 por cento de raparigas dos 15 aos 19 anos, ficaram grávidas, 8 por cento engravidou antes dos 15 anos e 17 por cento iniciou destas tiveram relações sexuais antes dos seus 15 anos.
Actualmente, o país conta com 33 milhões de Habitantes, deste 6.5 milhões estão concentrados na província de Nampula, a mais populosa do País.
O dia Mundial da População foi instituído pela Organização das nações Unidas a 11 de Julho de 1987, ano que o planeta atingiu os cinco biliões de habitantes, para consciencializar, sensibilização e chamar atenção ao mundo sobre a permanência e importância das questões demográficas e a necessidade de se buscar soluções para as mesmas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.