O Comité de disciplina do ANC remarcou para a próxima terça-feira a audição do seu antigo Presidente, Jacob Zuma, acusado de violar os estatutos do Partido.
A informação é avançada pelo novo partido de Jacob Zuma, o Umkhonto WeSizwe.
Esta audição estava marcada para esta quarta-feira, no formato virtual.
Zuma não compareceu á audiência virtual, alegando problemas de conexão á internet, a partir de Nkadla, a residência do antigo líder do Congrersso Nacional Africano.
No entanto, Jacob Zuma, em linha com os estatutos do ANC, escolheu o veterano do Umkhontho WeSizwe, Tony Yengeni, para o representar perante o comité de disciplina.
Yengeni terá transmitido ao Comité de Disciplina do ANC que Jacob Zuma exige que a audição seja presencial e pública e não no formato virtual.
Zuma chegou a anunciar que pondera recorrer aos tribunais, para interditar o procedimento disciplinar que o partido move contra ele, se o ANC insistir que a audição seja feita no formato virtual.
O Congresso Nacional Africano já disse que o processo disciplinar contra Zuma vai prosseguir, mesmo com as ameaças deste de recorrer aos tribunais.
O partido acusa Zuma O de má conduta por ter declarado publicamente que pretendia votar no partido Umkhonto WeSizwe nas eleições de Maio passsado.
Zuma é ainda acusado de instar membros do ANC a não votarem no partido e de ter figurado na lista de candidatos a membros do Parlaemento do Umklhontho WeSizwe .
Inicialmente o comitê de disciplina do ANC tinha marcado a audição de Zuma para o passado dia 7 de Maio. Este procedimento acabou sendo adiado depois de Zuma ter dito que ia pessoalmente á sede do ANC em Joanesburgo, acompanhado pelos seus apoiantes.
Tudo leva a crer que a audição pretendida pelo comitê de disciplina enquadra-se nos trâmites do ANC que culminarão com a expulsão de Zuma do partido. A ser assim, Jacob Zuma será o primeiro membro que presidiu o ANC a ser expulso do partido. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.